A ditabrocha.
Meus pais viveram a aflição dos anos da ditadura, com toques de recolher, e violação dos direitos individuais.
Hoje em pleno ano de 2010, minha geração experimenta a difícil tarefa de conviver com a ditabrocha.
Explicarei melhor.
Ditabrocha: “É a democracia brasileira moderna, onde políticos pitam e bordam, e nós, eleitores, ficamos inertes olhando o estupro social.”
São sintomas reais da ditabrocha:
Caixa dois para campanha eleitoral, financiamento de projetos privados, sucateamento da máquina pública, divisão aloprada de cargos públicos, dentre muitas outras práticas.
Mas quando a bomba explode?
É Só mudar a presidência do senado, da câmara, que tudo continuará a mesmice de sempre.
Incrível é a cara de pau (ainda que brocha) de certos políticos.
Sobem na maior cara limpa nas tribunas e falam de tudo, nossos ouvidos viram pinicos.
Ou alguém pode mencionar algumas das citações do nobre senador Mão santa? Que aliais, de Mão santa não tem nada, o Piiiiauuuuí que o diga.
Vejo o homem sério, como o Romero Jucá, rendendo-se as estripulias de LuLa, um verdadeiro capacho que distribui dotes (ainda que brochas) pelo Congresso.
E a oposição?
Existe?
Fico aqui me sentindo em um show de humor, quando deparo com os gritos estéticos dos Senadores do DEM e do PSDB.
Milionários sem conteúdo filosofal, que buscam maneiras de não deixarem seus castelos (e eles existem mesmo, que o diga Edmar Moreira, aquele famoso Deputado) caírem.
A ditabrocha está nas ruas, tentando dar continuidade as suas estripulias.
E nós, povo, ficamos como sempre, vendo tudo, e fingindo que nada acontece naquela Capital.
Saudades do tempo dos generais fardados.
A ditadura pelo menos era viril.
Por Anderson Leite
Meu caríssimo amigo Anderson, preciso discordar de ti em alguns aspectos.
ResponderExcluirA nossa 'dmocracia moderna' não foi criada para que os políticos pin tassem e bordassem com a Pátria Mãe Gentil. Foi criada, justamente para dar garantias de direitos ao Povo Brasileiro.
Claro que, em um regime moderno as coisas devagam e até que a população consgia perceber todos os seus direitos leva um tempinho. E lógico, que esse tempinho para essa percepção já acabou!!!!
O que nos falta é garra para respondermos nas urnas neste pleito que se aproxima, elegendo pessoas responsáveis que nos representem na forma da Lei.
Mas saudade da Ditadura???? Nem u que vivi o fim dela!
Como diz Frei Betto no fim texto "Assim é a política": "...A política é, apesar de tudo, o único remédio contra os males da coletividade. Ainda não se inventou nenhuma ferramenta que, como ela, é capaz de fazer da riqueza de uns poucos a pobreza de muitos ou, ao contrário, da felicidade de muitos o aborto da ambição de poucos.
Sabe-se que, entre os regimes políticos, a democracia é o mal menor. Será o bem maior quando deixar de ser representativa para se tornar participativa. E os três poderes, despidos de suas vaidades, viverem em harmoniosa comunhão com o povo. Então ela gerará a única filha legítima que merece o útero fecundado pela vontade popular: a vida, e vida para todos, em plenitude, como enfatizou Jesus — que, aliás, foi vítima da política bastarda, essa que ainda predomina em nossos tempos."
Forte abraço companheiro!