Sala de Reflexão

Deixem seus comentários e participem de debates.
Democracia se faz assim, unindo pessoas com ideais diferentes.

Vote

Vote
Não Anule seu voto

domingo, 5 de setembro de 2010

Ajudem a construirmos um novo País

Desabafo político.

A minha jovem memória de 35 anos de vida, e de estudo, me mostram apenas 4 oportunidades em que houve de fato vontade política neste país.
A 1º Foi quando Juscelino Kubitschek idealizou e construiu a capital Federal.
A 2º Foi a formação e concretização da assembléia Constituinte de 1988.
A 3º Foi a Primeira eleição direta para Presidência da República.
A 4º e última foi o clamor popular dos movimentos dos caras pintadas em 1992, onde jovens e estudantes pintaram o rosto de verde e amarelo e organizaram passeatas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

Minha reflexão diz que já atingiremos a marca incrível de 20 anos, sem termos uma iniciativa de vontade política neste país.
Alguém lembra a última vez que a nação chorou de fato pela morte de um político?
Não me lembro de nenhum após Tancredo Neves (que parou o Brasil), e o desaparecimento de Ulisses Guimarães, que chocou todos os brasileiros (ficamos pálidos de sofrimento).

Hoje em Jornais, Revistas, blogs, e outros meios de comunicações modernas, só vemos emdemoniação dos candidatos a Presidência.
Uns falam de Dilma, acusam-na de todo pecado do mundo político brasileiro. (como se fosse antiga no mundo político nacional) ou (alguém sabe quem foi Dilma há 2 anos atrás?).

Outros se referem ao Tucano José Serra como um homem frágil politicamente. (Não possui projetos, defende apenas o interesse do PSDB) , (na minha singela opinião, não vejo o Serra olhando para o interesse coletivo).
Qual deles tem vontade política?

Qual partido, bandeira ou idealismo está compromissado realmente com o brasileiro?
Minha jovem memória de 35 anos me diz que, Todos, exatamente todos somos responsáveis pela atual fase política nacional, e que ambos os candidatos são fantoches nas mãos dos caciques partidários.

Está mais do que na hora de um grande movimento social clamar pela vontade política.
Vamos companheiros, não levantem bandeiras idealistas, façamos da liberdade e da democracia um verdadeiro instrumento de transformação social.
Partidarismo serve para nos deixar analfabetos, fanáticos e ignorantes políticos.

Vamos lutar para melhorarmos definitivamente este país.
Vamos formar cidadãos que possuam espírito público, e que tenham comprometimento com a sociedade.
Este é um apelo, pouco intelectual de um humilde amante da política verdadeira.

Por Anderson Leite Lima

6 comentários:

  1. Olá, Anderson
    Sou Marcos, professor e cientista social, nascido as 39 anos em Caraúbas, interior do Rio Grande do Norte...
    Acho que você tem razão em parte de sua reflexão...
    Mas, ao contrário do que se prega na "História Oficial" nosso povo não é acomodado e nos últimos anos presenciamos uma revolução construida peloso movimentos sociais nesse país!
    Através do governo do Presidente Lula, tivemos a oportunidade de discutir e apontar alternativas para vários problemas nacionais através da dezenas de conferências país afora.
    Aqui no interior do Nordeste, em uma cidade como a que eu resido, de menos de 20mil habitantes, você precisava ver a alegria do lavrador de 80 anos de idade quando apertou o interromptor em acendeu a luz na sua casa. ele passou a noite toda fazendo isso e chorando de emoção!
    Gente que sobrevivia às custas da extração da madeira para fazer carvão, "morando" em casas de taipas, sem água e sem luz, e hoje tem casa de alvenaria, produz hortaliças sem agrotóxicos (sistema agroecológico) e tudo isso graças a essa revolução silenciosa conseguida pelos movimentos sociais através do governo Lula.
    (digite "sombras grandes e milagres" no google e terá várias páginas sobre)
    Por fim, Dilma (que é Economista pela Federal de Minas) ha dois anos atrás era a Ministra da Casa Civil, mas um pouquinho antes, em 1986, foi Secretária da Fazenda de Porto Alegre no governo do Alceu Colares (PDT) e em 1993, Secretária de MInas e Energia do Rio Grande do Sul.
    O Serra, foi presidente da UNE, mas depois se bandeou pro lado das elites paulistas (a mesma elite que boicotou o Morumbi como sede da cpoa 2014).
    Abraços... Continue firme em seus ideias.
    Prof. Marcos Roberto - Marquinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá nobre professor Marquinhos.
    Primeiramente gostaria muito de agradecê-lo por sua opinião no "Artigos, Crônicas e Memoriais".
    Espero que sempre poste suas opiniões, pois ela tem grande valia para o desenvolvimento das idéias democráticas.
    Em seu texto, o senhor fala sobre a alegria do agricultor de 80 anos que pode enfim acender uma luz em sua residência, através do programa "LUZ PARA TODOS".
    De fato desde o governo João Batista Figueiredo, até os dias atuais, o melhor governo que tivemos foi o governo populista de Lula.
    entretanto nobre Professor, isso não garante ser DILMA, preparada para governar nosso país pelos próximos 4 anos.
    Penso ser um grande perigo, deixarmos a nação em mãos tão despreparadas.
    E não pense o Senhor que é somente a Dilma, penso que hoje não há candidatos preparados para assumir o poder.
    Não sustento nenhuma bandeira política, mas entendo que ser doutora, formada por uma universidade federal não dá a ela o título de competência.
    Lembra da nobre ministra da fazenda ZÉLIA CARDOSO DE MELO? também era formada.
    E o sociólogo FHC? Lula jamais teve um diploma e foi muito competente em programas assistencialistas.
    Mas e a Reforma Agrária, da Previdência, a Reforma política?
    Faltou vontade política.
    Quanto conhecer a Realidade do povo nordestino, Eu vivi por anos no Estado do CEará, e vi a verdadeira misséria de perto.
    Tem uma Cidade chamada Tianguá, que era como muitas outras espalhadas por aí no Brasil.
    Mas que em 2000 assumiu a prefeitura um homem com ideias e vontade política, e eu vi a transformação da realidade daquela Cidade.
    O brasil precisava de 100 homens como aquele governando algumas cidades brasileiras para servirem de exemplo de trabalho.
    Percebo em sua mensagens que o senhor levanta a bandeira do PT, respeito muito por isso.
    o blog Artigos, crônicas e Memoriais estará sempre as suas ordens, e espero de fato que esta ferramenta sirva para ajudar a democratizar ideias políticos.

    Um grande, sincero e fraterno abraço.

    Anderson Leite Lima.
    Artigos, Crônicas e Memoriais.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Anderson,

    Minha jovem memória de 34 anos que me fez viver a Constituinte de 1998 até os tempos atuais me fazem refletir sobre teu desabafo. Porém, necessitamos de resgates históricos dessa jovem Nação de 510 anos.

    E não houve apenas 4 oportunidades em que houve de fato vontade política neste país.
    1º – Juscelino não idealizou Brasília, concretizou o previsto pela Velha República de 1889;
    2º – A Promulgação da Constituição de 1988 atualizou as necessidades do país, inserindo na Carta Magna os direitos e garantias individuais que os regimes anteriores não tiveram a coragem de textualizar na Lei Maior;
    3º – As eleições diretas não ocorreram apenas a partir de 1988, mas é claro que o Colégio Eleitoral perdurou de 1966 até a1985 com a eleição de Tancredo Neves (o qual já havia exercido o poder como 1º Ministro em 1961); e
    4º – O último clamor popular também não foi o Movimento dos Caras-Pintadas, no “Fora Collor”, pois a CF de 1988 prevê o Controle Social através de Conselhos e Conferências, como salientou o companheiro Prof. Marcos.

    Mas, pra resgatar a história, a Princesa Isabel, assumindo a regência pela terceira vez em junho de 1887, aliada ao Movimento Popular, sancionou a Lei Áurea um ano antes da Proclamação da República, contrariando o Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro-Ministro), o Barão de Cotegipe, e os ricos fazendeiros do país. Abriu caminho para a liberdade de todos e para a República.

    Quanto aos 20 anos sem iniciativa popular, também vou discordar de ti. E as mobilizações sociais entre as década de 1920 e 1930 pelo campesinos pela Reforma Agrária, retomadas pelo MST na década de 1970, prevista desde a Constituição de 1967 e garantida pela de 1988; as mobilizações sociais dos indígenas pela proteção de suas terras que até hoje são invadidas destruindo uma cultura que à havia aqui antes do descobrimento; as mobilizações dos trabalhadores contra as privatizações da Vale do Rio Doce, da Light, da Petrobras e de tantas outras empresas estatais lucrativas sucateadas pelo estado mínimo imposto pelos governos neoliberais da década de 1990...

    Comoção por morte de político, após Tancredo e Ulisses? Para que mesmo?
    Comoção nacional se deve ter pelas mortes dos líderes populares assassinados por defenderem os ideais e de seu povo, como a Irmã Dorothy m 2005 no Pará e Zé Maria do Tomé em abril desse anos no Ceará.

    Continua...

    ResponderExcluir
  4. E por fim, demonização dos candidatos à Presidência da República fazem alguns oposicionistas de cada um deles, por fanatismo ideológico-partidário. Eles e elas se sentem capazes de governar o Brasil, e não devemos nos preocupar tanto assim. Pois 'todo poder emana do povo' e a tripartição do Poder nos garante isso. Ninguém governa sozinho nesse país. Obviamente a figura do Presidente da República é o chefe do Estado e do Governo, isso obriga a ter mais tarefas dirigentes, conforme prevê a Constituição de 1988.

    Mas, só pra responder a tua provocação, Dilma há dois anos atrás era Ministra Chefe da Casa Civil do melhor governo, depois de Figueiredo como você mesmo salientou no seu comentário. Foi indicada para o primeiro time ministerial de Lula no primeiro mandato em 2003. E não se esqueça, que a única mulher que assumiu a chefia do governo do Brasil , libertou uma raça escravizada durante três séculos e mudou a trajetória histórica desse país. A mesma que, a sua época, já pensava em reforma Agrária e o voto feminino e, ainda, pensava em indenizar os ex-escravos. Infelizmente não teve tempo para tudo isso. O sufrágio feminino só ocorreu em 1932 e a tão sonhada Reforma Agrária, até hoje nada (por culpa também da falta de vontade política do nosso Congresso Nacional). Já os afrodescendentes, indígenas e brancos pobres são sobrepujados, infelizmente, quando se falam em quotas nas Universidades Públicas, por uma elite conservadora que medra cada vez que existe a mera possibilidade de alguém das bases da sociedade pode disputar ombro-a-ombro as vagas de destaque após sua formação acadêmica.

    Corroboro com a tua ideia de que precisamos de representantes que realmente se preocupem com os anseios da nossa sociedade, que cumpram os dispositivos constitucionais dos direitos e garantias individuais, do direito à educação, à moradia digna, à vida, ao meio ambiente saudável, com saneamento, ao transporte público rápido, confortável e barato e tantos outros direitos que são negados por tantos governantes que já dirigiram todos os níveis de governo, antes e depois da nossa tao jovem democracia.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Nobre e adorável Rodinei Costa.
    Sempre bom debater política com você.
    Nos conhecemos há anos e sabemos que ambos somos apaixonados por política, mas cada um com seus amores individualizados.
    Você pelo PT, militante e responsável, e eu pelo Brasil sem partido, (uma ambição de ver as forças unidas em busca do melhor para a sociedade), idealismo.
    Muito me honra ler sua resposta, e vemos que você entende de história política, você buscou até as raízes da princesa Isabel, falou da república velha, etc e tal.
    Uma verdadeira aula.
    Mas, o artigo diz "não me recordo nos últimos 35 anos".
    Isso quer dizer 1975 em diante.
    Quanto aos políticos, fiz referencia sobre sentirmos suas perdas, pois lembro-me a época que político era quase um herói. Não eram ridicularizados como são hoje em dia.
    Quanto a Dilma, respeito sua tese e sua opinião, mas dou-me o direito de discordar.
    Você como bom partidário, certamente levantará a bandeira de seu líder.
    Mas Dizer que Dilma foi a melhor ministra?
    Dizer que Dilma era conhecida?
    Nobre, não quero provocá-lo, pois sei de seu potencial, mas nos conhecemos há anos.
    Você sabia quem era Dilma há 8 anos atrás?
    Entendo que Dilma foi à única pedra que restou nas mãos de Lula.
    Quem ele iria indicar?
    José Dirceu, Delúbio Soares, João Magno, João Paulo Cunha, Gilberto Carvalho, José Genoíno, Luiz Gushiken, Antonio Palocci, Marina Silva (que fez um acordo para sair do PT), e Heloísa Helena, (Que fora expulsa do PT por exercer suas fieis idéias partidárias), todos militantes petistas da época da luta idealista, que sucumbiram num grande suicídio político?
    Só restou (o resto do mundo) Dilma.
    Sabes que penso o mesmo de José Serra
    E sabemos também que iremos engolir Dilma com farinha, ou seja lá o que for.

    O triste é termos que correr este grande risco por idealismo babaca, inconseqüente, que busca apenas apropriar-se do que é público.

    Não são todos, mas os que estão no poder, ministérios etc e tal...estão preocupados apenas com seus próprios umbigos.
    E Dane-se o povo.

    Então amigo Rodinei Costa.
    Somos eternos amigos. Mas tenho que declarar, A CORJA PETISTA é uma raça desgraçada, assim como os TUCANOS e os PMDBistas.

    Reforma política já!!!
    Chega de lero lero, temos que nos mobilizarmos para garantirmos um futuro, não assistencialista, mas um futuro digno aos brasileiros.

    Amamos o Bom debate.
    Esteja sempre a vontade para discordar ou mesmo expressar suas idéias.
    Isso ajuda de fato a construirmos uma democracia mais justa.

    Sinceros e fraternos abraços amigo.
    Estarei sempre com você para o que der e vier.

    Anderson Leite Lima

    ResponderExcluir
  6. Sabe Rodinei...
    Penso que a juventude Petista carrega aquele idealismo formado na década de 60.
    Mas a Direção nacional de hoje, que eram os jovens da década de 60 estão deslumbrados com o poder, fazem de tudo, praticam todo tipo de crime, tudo para se manter no poder.
    Daí vejo homens íntegros, inteligentes como você, e muitos outros, não serem aproveitados no quadro político atual, VOCE É UM EXEMPLO CLARO DISSO, É DIRIGENTE PETISTA, MAS FOI BRUTALMENTE PRETERIDO PELO SEU LIDER LINDBERG FARIA, QUANDO VOCE PENSOU EM SE LANÇAR CANDIDATO A VEREADOR NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU.
    Sabemos de como foi o governo do PT em nova Iguaçu, os ideais partidários ficaram para trás.

    Isso ocorre em todos os municípios brasileiros, e não é só com o PT, são todos os partidos.
    Virou uma guerra de prostitutas que negociam dotes políticos. (idealismo que se exploda, EU QUERO É O MEU).

    uma pena companheiro, muito me orgulharia vê-lo exercendo um cargo público, lutando por esses seus ideais apaixonados.
    Mas amigo, a política democrática e idealista morreu antes mesmo de nascer.

    Ou você pode me explicar o porquê Michel Temer?
    Imagine se Dilma morrer?
    Teremos que correr o risco de Michel Temer?
    E o de Serra (Índio da costa)?

    Você acha que não devemos nos preocupar?

    Amigo, devemos marcar umas cervejas logo, você precisa me explicar muitas coisas.
    Exemplo, Por que o PT de nova Iguaçu foi loteado?
    Vocês (homens sérios) abandonaram o seu Líder Petista.

    E o incrível é que você mesmos irão votar nele para Senador, e pior, vocês fazem campanha para aquele ordinário.

    Desculpe-me o desabafo amigo, mas assim como você não fujo a um bom debate.

    Esterno amigo, sinceros e fraternos Abraços.

    Anderson Leite Lima, UM BRASILEIRO PREOCUPADO!

    ResponderExcluir

Tribuna de Debates